'A Binance vai até o limite da ilegalidade e assim que ela tem problemas, ela se legaliza', diz diretor-executivo da ABCripto

A exchange global de criptomoedas BINANCE viveu uma semana de muita pressao regulatoria, com decisoes desfavoraveis a atuacao da exchange em diversos paises do planeta, como Reino Unido, Canada e no Japao.

Nao e a primeira vez que a atuacao da exchange global entra na mira das autoridades e no Brasil as exchanges reguladas no pais acionaram as autoridades contra a exchange por suposta concorrencia desleal em marco deste ano. O caso segue em investigacao.

O diretor-executivo da Associacao Brasileira de Criptoeconomia, Rodrigo Monteiro, conversou com o Cointelegraph Brasil sobre a iniciativa das exchanges e descartou a ideia de que a entidade se colocaria em uma posicao antagonica com relacao a maior exchange do mundo.

Segundo ele, as exchanges so querem que a Binance siga as regras brasileiras para operar no pais:

"Nao e um imbroglio, nao e pessoal e nao e sobre a posicao da Binance. E uma diferenca de principios e de entendimento de que a atuacao da Binance no Brasil desrespeita a legislacao brasileira, desrespeita as regras de protecao ao consumidor, as regras tributarias, trabalhistas e assim por diante, e acabam por oferecer uma vantagem competitiva para a Binance com relacao as corretoras que operam no Brasil. Ela nao e obrigada a seguir a legislacao e com isso ela consegue praticar precos inferiores aos que as exchanges conseguem praticar, e por isso resolvemos levar o tema para as autoridades, que estao analisando"

Rodrigo Monteiro tambem diz que as autoridades poderiam tomar medidas contra a atuacao da Binance nos moldes do que ja ocorreu nos Estados Unidos, quando a empresa teve que se adequar as regras locais e suspender a plataforma global:

"Acho que poderia acontecer o mesmo que aconteceu nos Estados Unidos. A forma da atuacao da Binance nos EUA acabou levando ao banimento da plataforma internacional no pais e ela teve que criar uma plataforma local, a Binance.US, sediada la, com interesses locais e seguindo as leis americanas, podendo atuar novamente. Pelo que eu li, e a mesma coisa que tende a acontecer no Reino Unido. Se for isso, praticamente confirma o que ela vem fazendo, que e ir ate o limite da ilegalidade para ganhar mais dinheiro e assim que ela tem problemas, ela se legaliza. Nao me parece uma postura adequada, mas tudo isso indica que e isso"

Ele completa dizendo que ja ha regras para regular a Binance no Brasil e que a exchange ja deveria estar enquadrada nas regras brasileiras, proibindo a oferta de valores mobiliarios e de loterias, por exemplo, uma atividade hoje restrita a Caixa Economica Federal. Apesar das criticas, o diretor-executivo da Binance diz que nao ha atritos entre as corretoras no Brasil:

"A gente tem pouca relacao com eles, mas entre a Binance e as outras exchanges a relacao tem sido respeitosa. E possivel que a Binance nao goste das posturas da ABCripto, mas a gente gostaria muito que eles respeitassem a legislacao e fossem mais um player, aumentando a atuacao e o mercado de criptonomia para todos os brasileiros, mas nao desta forma"

Vale lembrar que a Binance chegou ao mercado brasileiro ja dominando o volume de negociacao, chegando em abril a ser responsavel por 30% de todo o criptomercado brasileiro. A exchange global tomou o posto da Mercado Bitcoin, que por anos foi a corretora lider em negociacao no pais.

Via assessoria de imprensa, a Binance disse ao Cointelegraph Brasil que no momento nao vai comentar o assunto. Sobre as decisoes de reguladores nos ultimos dias, a exchange diz que "leva as obrigacoes de conformidade muito a serio e esta comprometida em seguir todas as regras regulatorias dos locais em que atua".